quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ASSISTA A REPORTAGEM QUE A ENTREVISTA QUE A TVE-TV CULTURA FEZ SOBRE EMERSON LINKS E A "BÍBLIA DO ROCK:  http://www.youtube.com/watch?v=iTjcpEn_2ZM
 
ENTREVISTA DO CINEASTA E ESCRITOR EMERSON LINKS PARA O PROGRAMA ESTÚDIO 36, DA TVCOM/RBS-TV:  http://www.youtube.com/watch?v=HkotAiFIWuI

 
PRINCIPAIS MATÉRIAS DE PÁGINA INTEIRA PUBLICADAS NOS JORNAIS DO SUL DO PAÍS:
 
 









REPORTAGENS DE PÁGINA INTEIRA DE CAPA DO SEGUNDO CADERNO DE VÁRIOS JORNAIS DO RIO GRANDE DO SUL ATESTANDO A IMPORTÂNCIA DA OBRA AINDA INÉDITA DE EMERSON LINKS. CREDIBILIDADE INABALADA MESMO COM ANOS DE DEMORA PARA A CONCLUSÃO DA TRILOGIA DE LONGAS E SÉRIE DE LIVROS SOBRE A HISTÓRIA DO ROCK NO BRASIL. AO CONTRÁRIO DE MUITOS JORNALISTAS ACOMODADOS QUE PASSARAM A VIDA INTEIRA PESQUISANDO APENAS EM ACERVOS DE JORNAIS E BIBLIOTECAS, EMERSON FOI O PRIMEIRO CINEASTA/ESCRITOR A DOCUMENTAR PESSOALMENTE TODOS OS ARTISTAS E BANDAS DA HISTÓRIA, DE VÁRIAS ÉPOCAS E REGIÕES DO PAÍS.  MESMO TENDO INCIADO MUITO JOVEM ACUMULOU MATERIAL DO ACERVO PESSOAL DE BANDAS DE ROCK DOS ANOS 50 ATÉ A GERAÇÃO 2000. SÃO CERCA DE 300 HORAS DE DIÁRIAS DE CAPTAÇÃO DE IMAGENS COM EQUIPE PRÓPRIA, ALÉM DE FOTOS RARAS, FITAS DE ROLOS, DISCOS, FILMES E MUITAS RELÍQUIAS. COMO SE TRATAVA DE UM PROJETO INAPROPRIADO PARA UMA PRODUTORA DE CINEMA CONVENCIONAL, EM TERMOS DE TEMPO DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM, EMERSON OPTOU POR TRABALHAR DE FORMA INDEPENDENTE, ADQUIRINDO SEU PRÓPRIO EQUIPAMENTO PROFISSIONAL E EVENTUALMENTE TRABALHANDO COM ALGUMAS EQUIPES FREE-LANCERS POR TODAS AS REGIÕES DO PAÍS. NO MELHOR ESTILO, CÂMERA NA MÃO E MIL IDEIAS NA CABEÇA, REGISTROU SUA OBRA NO ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS DA BIBLIOTECA NACIONAL COMO ROTEIRO DE FILME DOCUMENTPARIO E LONGA-FICÇÃO, LIVRO, ENTRE OUTRAS MODALIDADES, QUE FUTURAMENTE SE ENCAIXARÃO ANATOMICAMENTE COM A REALIDADE DE MERCADO E O PRODUTO FINAL ALMEJADO.
  CONTATOS NO MEIO ARTÍSTICO JÁ EXISTIAM. EM 1992, EMERSON LINKS  DIRIGIU A PEÇA DE TEATRO "HIPPIES NUNCA MAIS" E SEMPRE TRANSITOU TANTO PELO MAINSTREAM E PELO UNIVERSO UNDERGROUND ROQUEIRO. DAÍ, PARA IR ALÉM DE UMA ENTREVISTA E FIRMAR AMIZADE COM OS GRANDES NOMES QUE FIZERAM HISTÓRIA FOI UM PULO. NOS BASTIDORES DO ROCK, EMERSON CONHECEU DESDE TONY CAMPELLO, CANTOR DO FINAL DOS ANOS 1950, ATÉ A BANDA CHARLIE BROWN JUNIOR, DA DÉCADA DE 1990. POR SINAL, CHORÃO, O VOCALISTA LHE DEU UM BEM HUMORADO DEPOIMENTO PARA O LONGA-METRAGEM. FORAM CENTENAS DE NOMES QUE COLABORARAM GENEROSAMENTE DANDO ENTREVISTAS E FORNECENDO IMAGENS DO ACERVO PESSOAL DE SUAS REFERENTES BANDAS, SENDO QUE A GRANDE MAIORIA FORAM DE ARTISTAS FIZERAM SUCESSO NA HISTÓRIA DO ROCK. BANDAS LENDÁRIAS COMO RENATO E SEUS BLUE CAPS, MADE IN BRAZIL, O TERÇO, DE VÁRIAS DÉCADAS E VÁRIAS PARTES DO PAÍS, REFORÇARAM O ACERVO DA PRODUÇÃO COM SEUS VALIOSOS DEPOIMENTOS. ISSO ABRIU TAMBÉM POSSIBILIDADE DA SUA OBRA DERIVAR PARA OUTRO FUTURO TRABALHO AUDIOVISUAL. EMERSON LINKS TAMBÉM POSSUI O MAIOR ACERVO DE IMAGENS DA HISTÓRIA DO ROCK GAÚCHO, QUE SE CONSAGROU NO SUL DO BRASIL, DURANTE OS ANOS 1980. 
  CONFORME ATESTAM AS REPORTAGENS ACIMA, EMERSON LINKS REALIZOU UMA PESQUISA ÚNICA EM TODA A HISTÓRIA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS, POIS SE TIVESSE ACEITADO TRABALHAR COM ALGUMAS PRODUTORAS DO EIXO RIO-SP DURANTE A FASE DE PRÉ-PRODUÇÃO E PRODUÇÃO JAMAIS TERIA REALIZADO TODAS AS DIÁRIAS DE CAPTAÇÃO DE IMAGENS QUE REALIZOU AO LONGO DESSES ANOS PORQUE NUMA PRODUTORA DE GRANDE PORTE ESTARIA PRESO A CRONOGRAMAS E TUDO SOARIA MUITO ARTIFICIAL EM SUA VISÃO. "ESSA FOI A ESCOLHA CERTA, TRABALHAR SÓ COM PRODUTORA PRÓPRIA REGISTRADA E CAINDO NA ESTRADA", CONFESSA EMERSON. FORAM 15 ANOS DE FILMAGENS E AGORA ATÉ MESMO O MATERIAL CAPTADO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI JÁ VIROU NOSTALGIA. E COMPLETA: "ESSE SERÁ MEU OUTRO TRUNFO. E SE ALGUÉM QUISER ME IMITAR VAI QUEBRAR AS CARAS PORQUE BOA PARTE DOS ARTISTAS DO ROCK BIOGRAFADOS JÁ MORRERAM".
   ISSO DEIXA CLARO QUE JAMAIS IRÁ SURGIR OUTRA BÍBLIA DO ROCK, EXCETO BLOGS DE JOVENS AMADORES QUE SERÃO DEVIDAMENTE PROCESSADOS CRIMINALMENTE POR USAR TAL NOME, ENFIM, A TITULARIDADE DA OBRA PERTENCENTE AO AUTOR EMERSON LINKS.
   AINDA RESTA MAIS UMA ÚLTIMA ETAPA DE CAPTAÇÃO DE IMAGENS PREVISTA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2014. DESTA VEZ, EMERSON LINKS BUSCA PRODUTORES ASSOCIADOS, CO-PRODUTORES, COLABORADORES DO SEGMENTO AUDIOVISUAL, PARA O PROJETO DE LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO, COM ATORES ESCOLHIDOS A DEDO. ANTES DISSO, PORÉM, O FILTRO A SER USADO SERÁ A VERSÃO TEATRAL DO ROTEIRO DO FILME QUE GANHARÁ UMA MONTAGEM A SER DEFINIDA NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO CORRENTE. MAIORES INFORMAÇÕES NESTE BLOG QUE FREQUENTEMENTE RECEBE ATUALIZAÇÕES. QUEM ESTIVER INTERESSADO EM ALGUM TIPO DE PARCERIA OU CO-PRODUÇÃO PODE FAZER CONTATO POR AQUI OU PELO E-MAIL DO TITULAR DO PROJETO.



Ana Puccinelli, ASSESSORIA DE IMPRENSA .

4 comentários:

  1. Recursos levantados apenas através da iniciativa privada e sistema cooperativista entre profissionais do audiovisual. Assim tem funcionado a produção da trilogia de documentários em longa-metragem.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson!

    Tudo bem com vocês o seu trabalho? Torço pelo sucesso!

    E estou aguardando, conforme havíamos conversado, uma cópia do entrevista filmada que fizeste comigo. Insisto, pois como te falei sou um garimpador e um acervista preservador de tudo que diz respeito à história. Assim fico no aguardo da tua atenção, ao mesmo tempo que torcendo pelo teu sucesso.

    Abraços, Xico Júnior

    ResponderExcluir
  3. O combinado era liberar trechos a vc, pois conforme a liberação de imagem assinada por você, consta que não posso disponibilizar nenhum trecho antes do lançamento. Isso acaba com todo o inedistismo da obra. Pense bem. Retorno assim que póssível, Xico. Abrçs.

    ResponderExcluir