quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

PRÊMIO ARROGANTES E CAMARADAS DO ANO 2016

 Quem diria?.. Eu e meus colaboradores escapamos com vida após o temporal de e-mails que recebemos em relação a um prêmio tão polêmico. Mesmo sem muita propaganda on line ARROGANTES & CAMARADAS DO ANO foi um sucesso em matéria de visualizações. De fato, nunca quis me envolver com esse tipo de brincadeira, mas o meio artístico-cultural andava tão careta que abri mão de parte do meu tempo e seguir em frente. Eu precisava de algo além da "Bíblia do Rock", para exercitar o meu lado de crítico e artista, daí decidi criar este prêmio. Na real, a fonte de inspiração estão em dois polos extremos: o antigo o Troféu Abacaxi (alguém lembra do saudoso Programa do Chacrinha?) e o Framboesa de Ouro (esse, sim, institucional-informal, que anualmente premia os melhores dos piores artistas e personalidades dos EUA). No caso, aqui, eu e meus colaboradores (meus simpáticos criados) achamos que soaria muito cínico escolher apenas os ARROGANTES DO ANO, por isso OS CAMARADAS entraram numa categoria compensadora (afinal de contas, quem não gosta de uma massagem no ego?..). Para uma brincadeira informal, o Prêmio adquiriu proporções não imaginadas, rendendo muitas visualizações (o ibope da internet). Quem não participou ano passado, não sabe o rolo que deu. Alguns dos próprios artistas elogiaram e reclamaram ao mesmo tempo. Foram mais elogios que reclamações, felizmente. Mas a imprensa é livre e o público também tem o direito de se manifestar e é para isso que existe essa premiação. Sobre o erro de interpretação que nossos artistas e personalidades fazem só posso dizer o seguinte: o principal problema é que a língua portuguesa comunica tudo de maneira que ninguém consegue assimilar uma informação de forma objetiva de uma vez só, sempre é necessário frisar mais sobe determinado assunto. O fato de um artista ser eleito O ARROGANTE DO ANO não significa que propriamente seja um péssimo artista. O que estamos julgando aqui é o comportamento diante do público. Este ano, novamente, o público escolherá qual profissional e artista teve o melhor e o pior comportamento no meio artístico mainstream e underground, nas artes, na cultura, na política e nos esportes.
   Nas duas áreas em que eu mais me aprofundei a vida inteira (cinema e rock), posso garantir que conheci pessoalmente boa parte dos verdadeiros artistas da história. Não por acaso continuo rodando um longa e escrevendo um livro atualmente para cada uma das bíblias que me propus assumindo um compromisso público. Enfim, concluí  que este prêmio  ARROGANTES & CAMARADAS seria a única coisa que "poucas pessoas" teriam coragem de fazer, "peitar" artistas  criticando-os em um nível cultural intensificado. Não se trata de fazer sensacionalismo aqui, esse papel deixamos para as revistas de fofocas, pois o que se faz nesse espaço é uma crítica a personalidade, ao ego, e não sobre a vida pessoal de cada um. Vivendo numa época onde a palavra "protesto" não existe mais no vocabulário  do cotidiano. Talvez, assim, confrontando opiniões, os artistas  vigentes voltem a evoluir. Neste ano, o ARROGANTES & CAMARADAS DO ANO será um dos termômetros onde poderemos saber o que o público pensa dos cidadãos que nos abastecem de arte e cultura pelo país inteiro. Para saciar os sádicos e incrementar o humor, acrescentamos novas categorias de arrogantes, como por exemplo, "os políticos", que serão eleitos arrogantes e camaradas (se é que isso é possível). Sic.
  Como sempre, será uma eleição democrática e nada elitizada  "A voz do povo e a voz de Deus", assim disse um anônimo num dia inspirado. Todo brasileiro, de qualquer idade, região do país, raça, religião e sexo (indefinido ou não) pode enviar seu voto secreto (NO CUPOM ABAIXO) através do e-mail: bibliadocinema@yahoo.com ou emerson.links@bol.com.br                                                                           

  O resultado da premiação sairá em 30 de abril de 2017 (mesmo que outro meteoro ameace cair na Terra, não se esqueçam que podemos resolver isso via Allan Kardec). Outra coisa: mais uma vez, este ano, os troféus não serão físicos e sim de efeito moral. Mas artistas e jornalistas amigos já estão se mobilizando para armar uma festa de arromba com show de bandas e tudo mais em alguma região do país para entregar os Troféus. Rezem por nós, amigos, pois, desde já, os indicados vão nos rogar pragas. Contra batuque de alguns, bonecos vodus de outros, eu e os ainda não citados amigos associados já contratamos benzedeiras de sucesso em favelas humildes. Afinal, ano passado, um roqueiro disse que ia me enviar bruxas para me atacar. Até gostei da ideia e perguntei se tais bruxas eram gostosas. E se não fossem estaria valendo, pois sou otimista e acredito naquela frase que nos conforta sempre: "o amor é cego". Além do mais, presente de grego não se discute, você engole e ponto. De graça, nesses tempos de inflação camuflada, vale até injeção na testa.
   Deixando um pouco a gozação de lado, tudo o que eu peço esse ano é mais humor, senhores. Esse prêmio não é depreciativo, pelo contrário, quanto mais criticado você for mais vão te conhecer país afora. Isso aconteceu ano passado com um roqueiro gaúcho que não entendeu a brincadeira e muito menos a turma de amigos dele. Paciência, né?... Enfim... Como muitos aficionados do rock reclamaram a razão de ter sido criada uma categoria para o "rock gaúcho" e nada para "o rock paulista" ou "carioca", decidi em reunião com meus alter-egos extinguir categorias regionais para eleger um ARROGANTE ou CAMARADA DO ANO. Quando os artistas começarem a pensar com uma cabeça de Primeiro Mundo e levarem mais na brincadeira como seus colegas gringos, nós (eu e os eleitores) voltaremos a pensar no assunto. Combinado?
   ATENÇÃO: A seleção abaixo é fruto de e-mails e posts de muitos internautas membros dos perfis dos facebook, Orkut e twitter de EMERSON LINKS e não uma escolha pessoal do autor da "Bíblia do Rock".


Os indicados para 






O ARROGANTE DO ANO  -  ROCK BRASILEIRO









(   ) TICO SANTA CRUZ.


Campeão em polêmicas, contraditório e bastante limitado em sua fluência verbal, o ídolo dos mortadelas se tornou o alvo preferido dos nossos internautas roqueiros. Enquanto perde seu tempo com discussões políticas na mídia poderia aprimorar sua música, até então, nada inovadora, mas que, por sinal, rende muitos lucros nesta sociedade capitalista que ele tanto crítica.



(   ) DINHO OURO PRETO (CAPITAL INICIAL). 
  


Cada vez mais repetitivo, acomodado e convencional, essa figura do pop rock brasileiro, jamais concede entrevista a imprensa indie. É preciso dizer mais?



(   ) PITTY.




Ainda perseguindo inutilmente o posto de RAINHA DO ROCK BRASILEIRO DO SÉCULO XXI.





O ARROGANTE DO ANO -  MPB E POP BRASIL







(   ) MARIA RITA

O alvo preferido dos nossos internautas. Simpática quando uma câmera está ligada, antipática quando o público se aproxima dela pessoalmente.




 

(   ) PAULA FERNANDES.

Recorde de reclamações do público poderia, pelo menos, compensar na qualidade musical, o que sempre deixa muito a desejar. Bem feito para quem segue essa mediocridade ambulante ajudando-a a ficar cada vez mais rica.

Fonte: http://www.jornaldopais.com.br/arrogancia-paula-fernandes-vira-a-cara-para-plateia-e-xingada-e-manda-seguranca-expulsar-menina/



(   ) DANIELA MERCURY 

     
 Tão medíocre como artista que precisa apelar até para isso.



(   ) WESLEY SAFADÃO



Dispensa comentários. Fora isso é uma completa nulidade musical.





O ARROGANTE DO ANO - POP E ROCK INTERNACIONAL


(   ) OASIS


Esta banda ridiculamente vive se comparando os Beatles. Acho que um pouco de aula de história parece fazer mal aos integrantes desta banda. Jamais gravaram um álbum como Sgt. Pepper's e jamais irão gravar.


(   ) BOB DYLAN



Musicalmente um gênio, mas como pessoa já se sabe muito sobre seu alto grau de arrogância.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/10/1825413-bob-dylan-e-arrogante-diz-membro-da-academia-sueca-apos-nobel.shtml



(    ) JUSTIN BIEBER







O ARROGANTE DO ANO - CINEMA E TV BRASIL.





(   ) LETÍCIA SABETELLA

Acusada de oportunista e atriz "decadente", obcecadamente em busca dos holofotes, dá sinais de desgaste. Sua presença na mídia em 2016, até poderia ter rendido algum ensaio sensual na Playboy ou revistas do gênero, mas, como não é mais uma patricinha isso não vingou. Toda vez que um artista empresta seu nome para algum partido político, o resultado é um tiro na perna. De lucro ficou apenas a super exposição e o apelido de "Letícia Mortadela".








(   ) JOSÉ DE ABREU
















(   ) GREGORIO DUDUVIER.


Humorista da elite branca, parcial e isento de autocrítica.












(   ) MARIETA SEVERO.





(    ) MALVINO SALVADOR.

Fonte: http://www.purepeople.com.br/noticia/malvino-salvador-enfrenta-problemas-nos-bastidores-de-haja-coracao-diz-jornal_a118893/1





O ARROGANTE DO ANO - CINEMA E TV INTERNACIONAL



(   ) ARNOLD SCHWARZENEGGER



Ainda considerado o artista que mais destrata o público, exceto quando algum apadrinhado 
ou jornalista classe A pago pede para tirar selfies ou simular um pedido de autógrafo.

Fonte: http://www.frasesfamosas.com.br/frases-de/arnold-schwarzenegger/




(   ) BRUCE WILLIS



Fonte:  http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-120168/






(   ) REESE WHITERSPOON



Fonte: http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/fotos/veja-14-famosos-que-ja-fizeram-declaracoes-arrogantes-14072014#!/foto/6







(   ) KRISTEN STEWART.


Aqui, um caso ímpar, onde talento e beleza não rimam nunca. Pior ainda é a antipatia. O público já está está esquecendo dela. Menos nós... rsrsrs


Fonte: https://www.mensagenscomamor.com/celebridades-mais-odiadas-hollywood





(   ) TOBEY MAGUIRE.

Parece que o ex-Homem Aranha é um sujeito muito mal humorado. Dificilmente alguma fã se dá bem com ele.

Fonte:  http://cinepop.com.br/quais-sao-os-melhores-e-os-piores-astros-para-pedir-autografos-64832
  





O ARROGANTE DO ANO - POLÍTICA BRASILEIRA 



(   ) LULA



(   ) EX-PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF.



(   ) RENAN CALHEIROS.




(   ) EDUARDO CUNHA.
  


(   ) O PRESIDENTE MICHEL TEMER.




(    ) AÉCIO NEVES




(   ) LINDENBERGH FARIAS 



(   ) GLEISE HOFFMANN 


(   ) JANDIRA FEGHALI




(   ) HUMBERTO COSTA


(   ) FERNANDO HADDAD.




IVO SARTORI.

Governador do Rio Grande do Sul. 





EIKE BATISTA.

Empresário, réu, que fez parte da Lava-Jato e que se associou a políticos poderosos e corruptos. 



(   ) SERGIO CABRAL.



(   ) ANTHONY GAROTINHO

   
Amigos na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza... 





O CAMARADA DO ANO  -  ROCK BRASILEIRO



(   ) MADE IN BRAZIL




(   ) RENATO E SEUS BLUE CAPS



(   ) MAUK E OS CADILLACS MALDITOS




(   ) PATRULHA DO ESPAÇO

A banda veterana foi indicada por vários internautas aficcionados e, portanto, está aqui por vários méritos.






O CAMARADA DO ANO -  MPB E POP BRASIL






(   ) CAUBY PEIXOTO.


Se ele ganhar será um prêmio póstumo. Incontestavelmente, o maior cantor que o Brasil já teve. A mídia proclama Roberto Carlos, de um lado, e Chico Buarque, do outro. Será??? Quem realmente possui voz dispensa influência e amizades para se manter no topo. O tempo lhe fará justiça. 





(   ) JARDS MACALÉ



(   ) ALCEU VALENÇA



(   ) NANDO REIS.





(   ) JORGE MAUTNER.

Ex-beatnik, escritor, cantor, músico e compositor. É uma lenda viva dos anos 1960 e 1970. Por continuar na ativa em meio a uma época que sobreviver nos palcos já é um tremendo milagre, nada mais justo que o mestre concorrer ao prêmio.   






O CAMARADO DO ANO - POP E ROCK INTERNACIONAL




(   ) KEITH RICHARDS

Quem é a melhor estrela dos Rolling Stones, depois de Mick Jagger? Nos anos 60, a rivalidade já havia sido maior com a presença do carismático Brian Jones, morto, na época, sem nenhuma explicação, com seu corpo encontrado boiando na piscina. Entretanto, nenhum deles foi mais considerado "morto-vivo" que o velho Richards. O roqueiro de couro mais duro da história, resistindo a tudo e a todos, sobreviveu, enfim, às drogas. Em toda a história do rock era um dos preferidos da lista dos necrotérios. Além, do rock, Keith entrou para a história do cinema, em ritmo pop, trabalhando como o pai de Johnny Depp em "Piratas do Caribe" (a partir do terceiro filme da franquia). Em idade, em termos de durabilidade, ele só perde para o Chuck Berry. rsrs
   


(   ) THE  STRYPES.

Quarteto irlandês formado em 2011, somente agora surpreendendo a cena musical.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2014/07/confira-5-bandas-quentes-da-nova-geracao-do-rock-4548952.html




(  ) ROYAL BLOOD.

O duo de Brighton, Inglaterra, foi formado em 2012, por Mike Keer e Ben Tatcher.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2014/07/confira-5-bandas-quentes-da-nova-geracao-do-rock-4548952.html





 (   ) THE ORWELLS.

O quarteto indie de Chicago, que está buscando um lugar ao sol de 2009. Quem sabe, se o gosto das rádios brasileiras melhorar, sejamos brindados com o seu som.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2014/07/confira-5-bandas-quentes-da-nova-geracao-do-rock-4548952.html






(   ) PETE TOWNSHEND.

O nosso homenageado deste ano dispensa comentários. O Sr. Guitarra The Who forever.




(   ) DAVID BOWIE. (in memoriam)

É muito difícil imaginar o mundo sem o Cameleão do Rock, mas ele nos deixou no verão do ano passado, ou seja em 10 de janeiro de 2016, mas não sem antes gravar seu álbum de despedida, Blackstar, pela ISO / Columbia. Enquanto outros astros, em seu lugar, talvez cruzassem os braços esperando a morte chegar, ele provou ser um artista genuíno, até o último minuto. Só por isso merece concorrer postumamente ao Prêmio de Camarada do Ano.   



O CAMARADA DO ANO -  CINEMA E TV BRASIL



(   ) DOMINGOS MONTAGNER.

Ator teatro e TV. Em momento de intensa ascensão na carreira, morreu afogado, arrastado pelas águas do Rio São Francisco, no dia 15 de setembro de 2016, período de encerramento das gravação da telenovela "Velho Chico", da TV Globo.




(   ) FABIO ASSUNÇÃO.

Apesar todos problemas com drogas, ele sempre foi um profissional que nunca deixou de colaborar com o trabalho da imprensa e ser acessível com quem lhe mantém na ativa, em outras palavras, os fãs.



(  ) MARIANA XIMENES.



O CAMARADA DO ANO -  CINEMA E TV INTERNACIONAL




(   ) TOM CRUISE.

Se tem um astro que justifica sua existência por décadas no Topo das Paradas, este cara se chama Tom Cruise. Diferentemente do que julgam, ele sempre é o mais dedicado e colaborativo. Não por acaso, conquistou diretores de cinema renomados como Stanley Kubrick e o próprio Steven Spielberg. Apesar de ter se dedicado nos últimos anos a apenas filmes de ação e de bilheteria fácil, nunca viu seu prestigio cair e é tido como camarada por todos os jornalistas. 




(   ) PAUL DANO

O ator revelação do momento, especializou-se em tipos perturbados, mas também viveu o genial Brian Wilson, dos Beach Boys no cinema, em "Love & Mercy".



(   ) CARRIE FISHER.

Um ano triste com muitas mortes, pois quem imaginou que mãe e filha partiriam juntas. A eterna Princesa Leia, de Star Wars, morreu um dia antes de Debbie Reynolds, outra atriz clássica do cinema americano ("Cantando na Chuva" e "A Conquista do Oeste"). Sem grandes momentos, durante a década de 1980, Carrie colecionou aparições nada marcantes como "Harry and Sally" e "Meus Vizinhos São Um Terror", teve a chance de atuar em "Hannah e Suas Irmãs", de Woody Allen. Há muito tempo os fãs esperavam o renascimento da saga de "Guerra nas Estrelas" com uma nova trilogia, ambientada 30 anos depois da morte de Darth Vader. Em 2015, a atriz voltou as telas com o elenco original e novos atores em "Star Wars - O Despertar da Força". Apesar das críticas, o filme foi sucesso de bilheteria.  Carrie teria um novo momento em "Star Wars VIII", mas a tragédia bateu em sua porta antes da nova colheita em 2017. Por essas e outras, ele concorre a Camarada do Ano.



O CAMARADA DO ANO - POLITICA BRASILEIRA 






(   ) MARCONI PERILLO (PSDB). 







(   ) IRIS REZENDE (PMDB).


  




(   ) LASIER MARTINS (PDT). Senador.




ANA AMÉLIA LEMOS. (PP). Senadora.


O CAMARADA DO ANO  -  PERSONALIDADES




   (   ) SÉRGIO MORO. Juiz.




(   ) MARCO ANTONIO VILLA.

Historiador preferido dos internautas. Apontado por não deixar se levar pela lavagem cerebral de uma esquerda radical que já deixou de ser esquerda há muito tempo, escreveu vários livros e diariamente tece críticas ácidas sobre a cena política brasileira no Jornal da Jovem Pan FM - SP.




(   ) JAQUELINE PASCHOAL.

Advogada que ganhou notoriedade ao pedir o Impeachment da Presidenta Dilma Roussef. 





(   ) MARCELO RESENDE.

Jornalista e apresentador do programa Cidade Alerta, na Rede Record. O simpático profissional, apesar de ser obrigado a noticiar tragédias, crimes e escândalos do cotidiano brasileiro, criou um tom leve, destacando-se pela simplicidade e bom humor. Apesar do sotaque marcadamente baiano, com frases de efeito, ele fez seu público.







(   ) RICARDO BOECHAT.

Jornalista e comentarista do Jornal da Band.






OBS. OS VOTOS PARA CADA CANDIDATO PODEM SER COLADOS POSTADOS EM COMENTÁRIOS.



Grato pela atenção.    



































































































Um comentário:

  1. Arrogantes do Ano:
    Rock Brasileiro: Tico Santa Cruz
    MPB e Pop do Brasil: Daniela Mercury
    Pop e Rock Internacional: Justin Biber
    Cinema e TV Brasil: José de Abreu
    Cinema e TV Internacional: Tobey Maguire
    Política Brasileira: Lula
    Camaradas do Ano:
    Rock Brasileiro: Renato e seus blue caps
    MPB e Pop Brasil: Cauby Peixoto
    Rock e Pop Internacional: David Bowie
    Cinema e TV Brasil: Mariana Ximenes
    Cinema e TV Internacional: Carrie Fischer
    Política brasileira: Lasier Martins
    Personalidades: Sérgio Moro

    ResponderExcluir