sábado, 28 de fevereiro de 2015

CURTA-METRAGEM "STRESS EXPERIENCE" É ESTRELADO POR MÚSICOS DA CENA GAÚCHA

Vem aí um filme com elenco dos mais pitorescos que já se teve notícia. Num intervalo nada previsto, o autor da "Bíblia do Rock" mergulha de cabeça neste projeto independente onde a loucura urbana e os vários personagens marginalizados pelo sistema são o foco. Sobretudo, o protagonista, Wander Lanfermann, um ator introvertido, que sofre uma crise de identidade e passa a ter mania de perseguição, expõe os efeitos colaterais da Geração Internet.



Fernanda Viana e o músico e compositor Egisto Dal Santo.


Em produção desde setembro de 2014, "Fugaz", apresenta um personagem que foge o tempo inteiro de um inimigo oculto. Com sérios problemas emocionais, Wander Lanfermann (Guilherme Dal Castel) se esforça para ser aceito novamente pelas pessoas que o cercam em seu cotidiano entediante.



Guilherme Dal Castel, prestes a dar o ponta pé inicial, protagonizando a primeira tomada do filme.


O projeto era para ser parte do curso de edição promovido pela organização não governamental Quilombo do Sopapo, onde o cineasta e escritor Emerson Links associando-se a uma rede de amigos pretendia viabilizar uma produção. Entretanto, com novos obstáculos que surgiram pela frente, achou por bem reescrever o próprio roteiro, mudar o elenco e reforçar a estrutura narrativa com artistas locais da cena gaúcha como Egisto Dal Santo, Márnei Rocha (Banda Tarcísio Meira's Band), Simone Schuster (The Voice / Ídolos), Fábio Ly (TNT, Bandaliera e Gaspo Harmônica) e mais outra grande leva de figuras de destaque regional. "É cinema de baixo custo, coisa que muita gente vem fazendo. Assim como o MP3 possibilitou gravar um disco de qualidade sem você sair de casa. Agora, chegou a vez do cinema. Depende de você entregar um produto profissional ou não, pois os recursos para baratear uma produção já existem" - declara Emerson Links, num intervalo de filmagem, que nas horas vagas segue com seu ambicioso projeto de 15 anos de captação de imagens chamado "Bíblia do Rock" e posteriormente encontrou parcerias para realizar o longa-metragem "O Amor nos Tempos de Internet", através de uma oficinas de atores que tem data prevista para início em abril deste ano. E conclui: "Bíblia do Rock" não é um projeto para produtora desenvolver porque ninguém seria louco de ficar 16 anos captando imagens de artistas e bandas pelo país inteiro - do Rio Grande do Sul ao Amazonas - de todas as épocas do rock. É algo que foi feito para ser trabalhado no formato Eduardo Abelin (o pioneiro da época do cinema mudo) onde o cineasta, muitas vezes, por necessidades logisticas, funcionava o próprio cinegrafista e iluminador. Isso não significa que o trabalho tenha perfil amador. Sou cineasta com DRT, sindicalizado, e com empresa constituída, a Cepac Studios (sendo retomada desde então). Como não me misturo e discordo da política atual do meio artístico recebo críticas, mas também elogios". Realizar o curta-metragem "STRESS EXPERIENCE" fez com que Emerson respirasse um pouco após documentar apenas figuras públicas por quase uma década, Antes de a "Bíblia do Rock" virar realidade, Emerson Links, recorda-se que sua primeira pela de teatro como diretor, "Hippies Nunca Mais", encenada em 1992, já tinha um vínculo forte com a geração de ouro do rock. E conclui: "Imprimi um estilo de trabalho de forma atípica, diferente dos demais, ou seja, não sou do tipo que daria aulas em Universidades, porque não tenho vida social e sou por demais
 recluso".


Orson Soares, o filho de Grande Otelo, que terá uma participação no filme, ao lado de Emerson Links.

Simone Schuster, a cantora do The Voice e Ídolos, numa sequência de uma festa do filme.



Márnei Rocha, o vocalista da banda Tarcísio Meira's Band e Jorge Maneiro, ao fundo.


A BANDA TARCÍSIO MEIRA'S BAND ESTÁ PRESENTE NO CURTA-METRAGEM "STRESS EXPERIENCE" REPRESENTADA NA FIGURA DO HISTRIÔNICO VOCALISTA MÁRNEI ROCHA, EM UMA SEQUÊNCIA ONDE O PERSONAGEM WANDER LANFERMANN PEGA UM TÁXI NO BAIRRO BOM FIM E ACABA SE DESABAFANDO COM O ILUSTRE. "STRESS EXPERIENCE" está sendo rodado em Porto Alegre e conta com a participação de roqueiros gaúchos. O curta-metragem é produzido por próprio Emerson Links, autor da BÍBLIA DO ROCK e diretor e roteirista do filme.

O músico internacional Keziah Jones faz uma participação especial no curta-metragem.

Eti e um dos músicos da banda de Keziah no camarim do Opinião.

Keziah Jones, sempre low-profile. 






    

Um comentário: