quarta-feira, 28 de março de 2018

OS REPLICANTES NUM CLIP DE ENSAIO EM ESTÚDIO.


Este teaser traz Os Replicantes, ensaiando em estúdio em Porto Alegre e apresentando um resumo de várias formações da banda ao longo dos anos 1980. Trata-se apenas de um fragmento do futuro longa-metragem A BÍBLIA DO ROCK, de Emerson Links. Confira neste link abaixo no meu canal no you tube:



  A banda gaúcha surgiu em 1983, mas se apresentou profissionalmente pela primeira vez em 16 de maio de 1984, no Bar Ocidente, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e teve diversas formações, sendo que iniciou com Wander Wildner nos vocais, Claudio Heinz na guitarra,  Heron Heinz no baixo e Carlos Gerbase na bateria. Este último citado se tornou cineasta de renome após o lançamento do longa-metragem, "Verdes anos" (1984), mas sempre esteve com os pés dentro do rock. No mesmo ano de estreia, a banda gravou "Nicotina", num estúdio de jingle, de quatro canais, com o apoio do produtor cultural Carlos Eduardo Miranda. O single recém criado teve excelente recepção por parte do público jovem da época, graças a sua execução permanente na Rádio Ipanema FM. Em 1985, Os Replicantes ampliou seu espaço na cena gaúcha realizando uma série de shows em diversos clubes e bares frequentados geralmente por fãs de rock. Nesta época, gravaram o clipe de "Nicotina" e também o primeiro disco de vinil, que seria especificamente um compacto duplo com quatro músicas que incluiu além da "citada" canções como "Rockstar", "O Futuro é Vórtex" e "Surfista Calhorda". O disco acabou saindo pelo próprio selo criado pela banda (Vórtex). O segundo clip gravado foi "Surfista Calhorda", fato que impulsionou a vendagem de discos e shows dos Replicantes pelo país afora. Nesse meio tempo, a banda participou da coletânea gaúcha "Rock Garagem", com a música "O Princípio do Nada". Finalmente, após muitos shows de sucesso, inclusive no Gigantinho um ano antes com cerca de 10 mil pessoas, a banda assinou um contrato com a gravadora RCA (depois BMG) e virou sucesso nacional, a partir do lançamento do primeiro LP, "O Futuro é Vórtex". Também participou da coletânea "Rock Grande do Sul", ao lado de outras bandas gaúchas que fizeram sucesso em diferentes níveis, tais como DeFalla, TNT, Garotos da Rua e Engenheiros do Hawai. O segundo álbum "Histórias de Sexo e Violência", saiu em 1987 (também pela BMG). O terceiro disco pela gravadora BMG se chamou "Papel de Mau", lançado em 1989, desta vez com Luciana Tomasi nos teclados e vocais de apoio (lembrando que ela já atuava como produtora da banda desde o início). Desde o início da década, a banda tinha se consagrado em programas de TV em nível nacional e com o surgimento da MTV os antigos clips serviram para reafirmar sua carreira diante de uma nova geração aficcionada pelo punk rock.
  Durante o desenrolar dos anos 1990, o pioneiro Wander Wildner seguiu carreira solo como cantor do então inaugurado (por ele mesmo) "punk brega". Julia Barth, a atual vocalista, é atriz de cinema, que participou de muitos curtas (entre eles, "Ilha das Flores", de Jorge Furtado) e dos longa-metragens "Houve Uma Vez Dois Verões" (2002), "Sal de Prata" (2005), "Cerro do Jarau" (também de 2005), estrelado por Tarcísio Filho e pelo já mencionado Wander Wildner, ex-vocalista dos Replicantes. A ficha técnica da formação atual da banda é mencionada no final do clip de ensaio em estúdio produzido em 2011 para o longa-metragem A BÍBLIA DO ROCK. Os músicos dos Replicantes são os seguintes: Julia Barth (vocais), Claudio Heinz (guitarra), Heron Heinz (baixo) e Cleber Andrade (bateria).  


Para saber mais sobre Os Replicantes assista:

 


















Um comentário:

  1. Adorei o clipe e o texto..O Rock e tudo de bom...estou indo pra BH neste instante..sucesso meu amigo!!!

    ResponderExcluir